31 de mar. de 2012

Dieta rica em gordura saturada pode diminuir contagem de espermatozoides. Ômega-3 ajuda a melhorar morfologia espermática

Dieta rica em gordura saturada pode diminuir contagem de espermatozoides. Ômega-3 ajuda a melhorar morfologia espermática

Pesquisadores dos departamentos de Nutrição e de Saúde Ambiental da Harvard School of Public Health, em Boston, examinaram a relação entre uma dieta rica em gorduras e a qualidade do sêmen, mostrando que as gorduras saturadas estão negativamente relacionadas à concentração do esperma, mas que uma alta ingestão de ômega-3 está positivamente relacionada à morfologia dos espermatoozoides. O artigo foi publicado pelo periódico Human Reproduction.
Dados de 99 homens foram estudados para examinar a relação entre a ingestão de orduras e a qualidade do esperma. Os níveis de ácidos graxos no esperma e no líquido seminal  foram medidos por cromatografia gasosa.
Os homens eram principalmente caucasianos (89%), com uma média de idade de 36,4 anos, 71% estavam com sobrepeso ou obesos e 67% nunca foram fumantes. A maior ingestão de gordura saturada foi negativamente relacionada à contagem total de espermatozoides no esperma e à sua concentração. Homens que ingeriam a maior quantidade de gordura saturada tiveram uma contagem 43% mais baixa e 38% menor na concentração de espermatozoides do que os homens que ingeriam menos gorduras saturadas. A maior ingestão de ômega-3 foi relacionada a uma morfologia espermática mais favorável.
Novos estudos, com amostras maiores, são necessários para confirmar tais achados.

Fonte: Human Reproduction, publicação online de 13 de março de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário